Presidente da República envia condolências ao Vaticano e enaltece legado humanista do Papa Francisco

Inicio | Cooperação
Presidente da República envia condolências ao Vaticano e enaltece legado humanista do Papa Francisco
21/04/25 - 05:03 pm

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) - O Presidente da República, José Maria Neves, expressou profunda consternação pelo falecimento do Papa Francisco, destacando o seu compromisso com a paz, a justiça social e a dignidade humana, em uma mensagem enviada ao Vaticano nesta segunda-feira.

Em carta de condolências enviada ao Camerlengo da Igreja Católica, Cardeal Farrell, o Presidente da República, José Maria Neves, lamentou com “imensa tristeza e profunda consternação” o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos.

Durante um evento na Calheta de São Martinho, o Chefe de Estado já havia reagido à morte do pontífice, afirmando que o mundo “perde uma grande voz da humanidade para que o mundo continue a viver em paz e ao serviço da humanidade”.

Na carta oficial, José Maria Neves descreveu o Papa Francisco como um “Líder Humanista de rara estatura moral”, cujo pontificado, ao longo de 11 anos, foi marcado pela defesa dos mais pobres, pelos desafios contemporâneos, como as guerras, as alterações climáticas e a justiça social.

José Maria Neves destacou ainda o “legado incomensurável” deixado pelo Papa, centrado no respeito pela dignidade humana, na fraternidade e nos esforços pela paz global.

Em nome do povo cabo-verdiano, o Presidente endereçou as suas “mais sentidas e profundas condolências” à Igreja Católica, ao Colégio Episcopal, aos fiéis e à família do Papa Francisco, de seu nome próprio Jorge Mario Bergoglio, pedindo ao cardeal Farrell que transmitisse o pesar da nação.

A mensagem encerra com um voto de “renovada solidariedade cristã” e uma reafirmação da admiração pelo legado do pontífice argentino.

CG/SR//ZS

Inforpress Fim

Partilhar