
Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – José Maria Neves disse hoje que os jovens cabo-verdianos da diáspora desejam ver reforçada a influência do Presidente da República na facilitação dos investimentos dos emigrantes e na ampliação da sua participação no desenvolvimento nacional.
O chefe de Estado, que se encontra em França no quadro da quarta edição da Presidência na Diáspora, escreveu na sua página da rede social Facebook que os jovens expressaram este desejo durante um encontro que teve com eles esta quinta-feira, em Paris.
Acrescentou que os jovens querem ver, por um lado, removidas as barreiras e, por outro, a criação de mecanismos que lhes permitam canalizar as suas competências e potencialidades em benefício do país.
“Destaquei os diversos sectores com elevado potencial de investimento — das tecnologias à energia, passando pelo turismo, mentoria e formação, desportos náuticos e aquáticos — e desafiei os presentes a manterem a perseverança, não se deixando vencer pelas dificuldades”, indicou Neves, lembrando que a eliminação de barreiras exige igualmente iniciativas do lado dos investidores, que não devem limitar‑se a lamentações, mas adoptar “atitudes proactivas e construtivas”.
Comprometido em colocar as preocupações das Gerações Z e de outras gerações na agenda nacional, reiterou perante os jovens a intenção de continuar a dinamizar debates deste género, dando voz às inquietações e aspirações da juventude.
Entre as preocupações que lhe foram apresentadas, destacam‑se a perda de valores e de identidade cultural entre as novas gerações, bem como a persistência da burocracia nas instituições nacionais.
Entretanto, deixou a garantia de que todas as preocupações levantadas terão o devido seguimento, de forma a serem devidamente consideradas.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar