
Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – A mandatária nacional da candidatura de Joana Rosa à Presidente da República, Lígia Fonseca, considerou hoje que a candidatura constitui um “momento histórico”, por ser “a primeira vez que uma mulher assume esta responsabilidade”.
Lígia Fonseca fez estas declarações hoje à imprensa, após a entrega oficial da candidatura de Joana Rosa às eleições presidenciais, no Tribunal Constitucional, na cidade da Praia.
Aproveitou o momento para realçar a experiência política, social e profissional da candidata.
Segundo a mandatária, Joana Rosa reúne “preparação e experiência” para assumir a Presidência da República, e destacou igualmente a sua “grande humildade e proximidade com as pessoas”.
Para a mandatária, esta formalização caracteriza-se num “momento histórico e de grande orgulho”, pelo que disse a acreditar que todas as mulheres cabo-verdianas se reveem neste “acto de coragem e de determinação” de uma mulher.
Lígia Fonseca defendeu que o cargo exige uma pessoa capaz de conhecer de perto os problemas das famílias, as aspirações da juventude e a luta das mulheres pela cidadania.
“Joana Rosa tem todos os atributos, em qualquer parte do mundo, para ser uma excelente Presidente da República. Neste momento é a pessoa que Cabo Verde precisa para Presidente da República”, considerou.
A mandatária disse ainda que o país precisa de uma Presidente capaz de devolver “centralidade à Constituição” e dignificar a instituição presidencial, sublinhando a importância do papel do chefe de Estado no equilíbrio do sistema democrático.
Questionada sobre a possibilidade de uma eventual nova Direcção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD) vir a retirar o apoio do partido à candidatura de Joana Rosa, Lígia Fonseca disse não recear essa possibilidade.
Explicou que, embora a candidatura reúna muitos militantes e simpatizantes do MpD, conta igualmente com o apoio de cidadãos da sociedade civil.
“De pessoas que não se reveem em nenhum partido e que chegaram ao pé de nós e nos disseram que sim, apesar de nós não nos revermos em nenhum partido, nós queremos apoiar a candidatura de Joana Rosa”, assegurou, Lígia Fonseca, reiterando a confiança na candidata.
Questionada sobre a existência de alguma investigação envolvendo Joana Rosa, relacionada com uma alegada falsificação de documentos durante o período em que exerceu o cargo de ministra da Justiça, Lígia Fonseca garantiu que nunca ouviu nada que colocasse em causa a postura da candidata enquanto cidadã, política ou profissional.
Na corrida presidencial estão também os candidatos Casimiro de Pina, Péricles Tavares, Fernando Delgado e Antero Tavares.
Até ao momento, além de Joana Rosa, formalizaram as suas candidaturas junto do Tribunal Constitucional Jorge dos Santos, Gilson Alves e José Maria Neves.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar