Presidenciais2026: Jacinto Santos apresenta participação à CNE sobre declarações de Gilson Alves

Inicio | Sociedade
Presidenciais2026: Jacinto Santos apresenta participação à CNE sobre declarações de Gilson Alves
30/10/26 - 11:34 am

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O cidadão Jacinto Santos confirmou hoje à Inforpress que entregou na Comissão Nacional de Eleições (CNE) uma participação sobre declarações proferidas por Gilson Alves durante o debate entre candidatos à Presidência da República, transmitido pela RTC. 

O debate foi transmitido na Televisão de Cabo Verde (RTC) e Rádio de Cabo Verde (RCV), na terça-feira, 27.

O documento foi entregue à CNE, com conhecimento da Procuradoria-geral da República e do Tribunal Constitucional.

Segundo Jacinto Santos, a presente iniciativa não tem natureza partidária, não visa favorecer ou prejudicar qualquer candidatura “e não pretende antecipar juízos sobre a eventual responsabilidade jurídica de quem quer que seja”. 

“O seu propósito é suscitar uma reflexão institucional sobre declarações que, pelo seu conteúdo e contexto, merecem, no meu entendimento, uma apreciação ponderada à luz dos princípios estruturantes da Constituição da República”, destacou Jacinto Santos.

No decurso do debate, durante a abordagem dos poderes do Presidente da República e da eventual necessidade de revisão constitucional, Gilson Alves terá defendido a atribuição de poderes muito amplos ao chefe de Estado, recorrendo à expressão “poder absoluto”.

Segundo Santos, na mesma linha de intervenção, Gilson Alves terá manifestado a intenção de eliminar os limites materiais da revisão constitucional e afirmado que a mudança pretendida poderia ser alcançada “a jeito ou a força”.

Na ocasião, o candidato Gilson Alves prometeu que, caso venha a ser eleito presidente da República a 15 de Novembro, o actual chefe de Estado, José Maria Neves, que concorre à sua própria sucessão, seria um dos primeiros a ser fuzilados.

A gravação do debate encontra-se disponível no canal da RTC no You Tube, sob o título “Debate Presidencial 2026 com os jornalistas Dina Almeida e Marco Rocha”. 

Entretanto, o candidato a Presidente da República Gilson Alves negou hoje ter ameaçado diretamente José Maria Neves com o fuzilamento e que se tratou de uma hipótese cuja aplicação exigiria alterações legais e constitucionais e sua condenação por corrupção. 

LC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar