
Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O juiz de direito Antero Tavares anunciou hoje a sua candidatura às eleições presidenciais de 15 de Novembro, apresentando-se como independente e comprometido com a imparcialidade e a isenção.
Ao anunciar oficialmente a candidatura, Antero Tavares afirmou que decidiu entrar na corrida presidencial com o propósito de trazer “uma nova linguagem” à Nação cabo-verdiana, sustentada nos princípios da independência, imparcialidade e isenção.
“Eu sou juiz de direito, então, a partir de uma reflexão própria, a minha candidatura é pessoal, apartidária, portanto, tem um cunho eminentemente constitucional”, declarou aos jornalistas.
O candidato afirmou que pretende transportar para o exercício da Presidência da República os valores que, segundo disse, têm orientado a sua carreira na magistratura, nomeadamente foco, disciplina e organização.
“Eu quero exercer a função sem qualquer pressão, sem qualquer directório partidário ou de qualquer outra índole, portanto, de favoritismo”, afirmou, defendendo uma “independência total”.
O juiz de direito disse ainda que a sua base de apoio é a Nação cabo-verdiana e apelou à adesão dos eleitores a um projecto que, segundo explicou, pretende resgatar valores éticos e morais na liderança do Estado.
Para Antero Tavares, o próximo Presidente da República deve assumir um papel que ultrapasse a condição de árbitro, devendo ser “um árbitro que seja justo” e capaz de promover o diálogo sem estar condicionado por interesses partidários.
O candidato defendeu igualmente uma campanha eleitoral marcada pela tranquilidade, serenidade e diálogo, considerando que as eleições presidenciais não devem constituir um espaço de “guerra ou de conflitos”.
Questionado sobre a relação que pretende estabelecer com o Governo, caso seja eleito, Tavares assegurou que respeitará o princípio da separação de poderes e fará “de tudo para que haja um diálogo profícuo” e marcado pela serenidade, defendendo ainda o exercício de uma “magistratura de influências”.
Antero Tavares esclareceu, contudo, que não é contra a existência de partidos políticos, que considera “inevitável numa nação”, mas defendeu que os eleitores devem exercer o seu direito de voto de forma massiva.
A candidatura tem como mandatária nacional a advogada Maria Antónia Cruz, que, segundo Antero Tavares, possui mais de 20 anos de exercício da advocacia.
O candidato informou que a entrega formal da candidatura no Tribunal Constitucional está prevista para quarta-feira, 16, por volta das 11:00.
Na corrida presidencial estão também os candidatos Casimiro de Pina, Péricles Tavares, Fernando Delgado.
Até ao momento formalizaram as suas candidaturas junto do Tribunal Constitucional os candidatos Jorge dos Santos, Gilson Alves, José Maria Neves, Amadeu Oliveira e Joana Rosa.
KA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar