Presidência na Diáspora: Chefe de Estado em Lyon para se reunir com a comunidade cabo-verdiana

Inicio | Política
Presidência na Diáspora: Chefe de Estado em Lyon para se reunir com a comunidade cabo-verdiana
02/02/26 - 12:22 pm

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – O presidente da República, José Maria Neves, encontra-se em Lyon (França), a terceira maior cidade francesa, para se encontrar com a comunidade cabo-verdiana ali residente e auscultar as suas preocupações.

Da agenda presidencial consta ainda visitas à Associação Cabo‑verdiana de Lyon e à Basílica de Notre‑Dame de Fourvière, símbolos do dinamismo comunitário e do património cultural local.

Em Lyon, conforme a Presidência da República, José Maria Neves cumpre mais uma “etapa relevante” da agenda da Presidência junto da Diáspora em França.

Ao final da tarde, José Maria Neves reunir-se-á com a comunidade cabo‑verdiana residente na região, caracterizado com um momento de “proximidade, diálogo e partilha”.

Entretanto, no domingo, 01, o chefe de Estado  deslocou-se a Marselha, onde se reuniu com os cabo-verdianos, tendo os presentes apresentado vários constrangimentos que, na sua óptica, exigem atenção das autoridades, nomeadamente o impacto do turismo de massa, necessidade de maior convergência nos serviços de Registo e Notariado, e ainda lacunas persistentes no setor da saúde e burocracia administrativa.

A cobrança de taxa aeroportuária a cabo-verdianos sem documentação e a importância de reforçar negociações com países de acolhimento para facilitar processos de legalização figuram entre as preocupações dos cidadãos.

Foram igualmente abordadas questões atinentes às condições de investimento no país.

De acordo com a Presidência, José Maria Neves ouviu dos cabo-verdianos que o país deve intensificar os esforços para proteger e apoiar os seus cidadãos onde quer que se encontrem.

Assinalando os 50 anos da Independência, indica o Gabinete de Comunicação da Presidência da República, o chefe de Estado reiterou a urgência de Cabo Verde acelerar o seu progresso, actuando com maior eficácia para assegurar um futuro mais promissor às próximas gerações.

Em declarações ao repórter da RTC que o acompanha nestas visitas, José Maria Neves garantiu que tem recebido “muitos elogios” à comunidade cabo-verdiana em França pela forma como reivindica e participa na resolução dos seus problemas.

“Temos também ouvido da porta da Igreja [Católica] muitos elogios à comunidade cabo-verdiana e o bispo [de Marselha] disse-me que já falou com o cardeal Dom Arlindo no sentido de mandar um padre para reforçar a comunidade e outros lusófonos que vivem aqui”, concluiu o chefe de Estado.

LC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar