Preparativos para ano lectivo já começaram com preços mais baixos e adesão ainda fraca às papelarias

Inicio | Sociedade
Preparativos para ano lectivo já começaram com preços mais baixos e adesão ainda fraca às papelarias
26/08/25 - 12:44 pm

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – Papelarias e lojas de uniformes na Praia já se encontram abastecidas e prontas para o arranque do ano letivo, contudo apesar de os preços estarem mais baixos do que no ano anterior a procura ainda é fraca.

Na Papelaria Académica, no Platô, a comercial Darlene Tavares explicou que embora alguns pais já tenham iniciado as compras a maioria continua a adiar para os últimos dias.

“Há pessoas que procuram mais cedo, mas a grande maioria só aparece em cima da hora”, disse, acrescentando que os preços da maior parte do material mantêm-se mais baixos ou iguais aos do ano passado, com excepção de alguns itens específicos que os preços aumentaram um pouco.

Quanto aos livros, confirmou que há disponibilidade até ao 9.º ano, mas os manuais dos outros anos continuam em falta. 

Defendeu ainda que se o Ministério da Educação disponibilizasse os manuais mais cedo, a procura poderia começar de forma antecipada.

No Centro da Diocesana, em Achada Santo António, a funcionária Emília Andrade destacou que o material escolar está acessível e que, embora a procura tenha começado mais cedo em relação ao ano passado, ainda permanece reduzida.

No sector dos uniformes, a vendedora da Confecções Alves Monteiro, Ermelinda de Pina, garantiu que as vendas começaram cedo e que este ano os preços estão até mais baixos, embora o movimento geral ainda seja limitado.

Apesar disso, comerciantes relatam que muitos pais e encarregados de educação mais vulneráveis, continuam a reclamar dos custos dos materiais e, mesmo com a redução de preços em comparação com anos anteriores.

Com a proximidade do regresso às aulas, apelam aos pais para que antecipem as compras e evitem deixar tudo para a última hora, de modo a prevenir filas e constrangimentos.

DV/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar