Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) – Os preços mundiais de exportação do óleo de soja e do açúcar registaram uma tendência alta face à semana anterior, enquanto que o trigo manteve em baixa e o milho apresentou uma tendência mista.
Os dados constam do Boletim INFOSemanal divulgado hoje pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), referente ao comportamento dos preços dos produtos alimentares de base no mercado internacional referente à semana de 20 a 26 de Agosto.
De acordo com os dados, a revisão em baixa da previsão para a produção de açúcar no Brasil em 2025/26 impactou positivamente as cotações mundiais de exportação de açúcar.
O mercado internacional de óleo de soja assinalou uma tendência de alta nos principais produtores mundiais e as cotações mundiais de frete marítimo apresentaram uma tendência de alta da semana passada.
Nos Estados Unidos, as preocupações com doenças e com a previsão de produtividade abaixo da estimativa ditaram a alta nos preços e na Argentina, a Buenos Aires Grain Exchange projectou aumento em 10% da área plantada face ao ano anterior, com os produtores incentivados pelas chuvas recentes.
Por outro lado, no Brasil, os preços enfraqueceram dada a fraca procura, reflectindo em parte a forte concorrência de preços entre os Estados Unidos e a Argentina.
Enquanto que na Rússia, num cenário de procura reduzida e de preços cada vez mais competitivos noutras origens, as cotações de exportação do trigo recuaram em relação à semana passada.
A nível da União Europeia (UE), as perspectivas de uma forte concorrência nas exportações nos próximos meses pesaram sobre o sentimento do mercado.
A mesma fonte adianta que, na Argentina, foi reportado que a maioria das culturas está a desenvolver-se bem, com muito boas condições no geral.
Na Tailândia, as cotações de arroz mantiveram-se estáveis face à semana anterior, por sua vez no Vietname, o fraco interesse de compradores importantes continuou a pesar sobre os preços de exportação de arroz.
Na Argentina, as cotações de óleo de soja aumentaram cerca de 1,1%, comparativamente à semana anterior e no Brasil, os preços do óleo de soja igualmente subiram, cerca de 2,2%.
No Brasil, a SCA Brasil prevê que a moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil em 2025/26 desça mais de 30MT (Milhões de Toneladas) face à campanha anterior, para 590,4MT. Na Índia, a All India Sugar Trade Association (AISTA) afirmou que o actual sistema de alocação de açúcar, com alocações de exportação para todas as centrais baseadas na produção anterior, permite que algumas centrais vendam as suas quotas a outras, deixando quantidades substanciais por exportar e resultando num stock superior ao planeado.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar