Porto Inglês, 24 Jun (Inforpress) – Os preços dos produtos importados diminuíram 2,7% em Maio, enquanto os termos de troca registaram um aumento de 0,9%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de preços da importação situou-se em 132,0, com quedas de 2,9% no índice subjacente e de 1,9% no volátil.
A descida mais acentuada foi observada nos bens intermédios (-6,4%), influenciada pela redução dos preços de produtos transformados para a construção (-9,5%).
Os bens de consumo recuaram 2,3%, refletindo a descida de produtos alimentares transformados (-3,3%). Já os combustíveis registaram uma diminuição de 2,0%.
A única categoria a registar aumento foi a de bens de capital (1,7%), impulsionada pela subida de 2,6% na subcategoria máquinas.
Em termos homólogos, os preços dos produtos importados recuaram 6,7%, com decréscimos de 6,7% e 6,8% nos índices subjacente e volátil, respetivamente.
Quanto aos produtos exportados, registou-se uma variação mensal de -1,7% em Maio, situando-se o respetivo índice em 148,1. Os índices subjacente e volátil diminuíram 1,0% e 4,1%, respetivamente, em relação ao mês anterior.
No entanto, em termos homólogos, o índice de preços das exportações aumentou 9,5%, com subidas de 8,8% no índice subjacente e de 11,8% no volátil.
O Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 112,2, traduzindo-se num aumento mensal de 0,9%, o que representa uma subida de 0,8 p.p. face ao mês anterior. Em termos homólogos, o ITT fixou-se em 17,4%.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar