Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O Presidente da República destacou hoje o “enorme contributo” que os professores têm dado na afirmação do sistema educativa cabo-verdiano, tendo apelado ao “diálogo profícuo” e “consensos necessários” na resolução das “reivindicações justas” da classe docente.
José Maria Neves fez este apelo numa mensagem alusiva aos Dia Nacional dos Professores, assinalado hoje em todo o território nacional, salientando que Cabo Verde tem “investido pesadamente” na educação desde a Independência Nacional.
“Se hoje temos uma sociedade mais desenvolvida, material e espiritualmente devemo-lo em grande medida ao forte investimento feito na educação. Temos de ser suficientemente inteligentes para em cada momento tomarmos as medidas que garantam a adaptação do sistema aos novos desafios e novas realidades”, declarou.
Considerou, neste sentido, a necessidade de se continuar a “investir fortemente” na qualidade do sistema educativo, redesenhando os currículos, garantindo materiais didáticos, que, a seu ver, permitam uma educação que sirvam os interesses e os desafios de Cabo Verde.
“Hoje, mais do que nunca para fazermos face aos desafios dos próximos 50 anos, precisamos investir fortemente na cultura da paz da não violência e sobretudo na realização dos propósitos que nos são comuns”, realçou.
O chefe de Estado considerou ainda que para se ter uma sociedade mais moderna, justa, inclusiva e prosperar nestes tempos de “mais individualismos e egoismo” é preciso se investir na educaçao e continuar a resgatar os valores do trabalho, patriotismo, orgulho e valores republicanos, essenciais na construção do Cabo Verde dos “nossos sonhos”.
Reconheceu, no entanto, que ainda persistem “muitos desafios”, designadamente os de ordem laboral, “muitas reivindicações justas” os professores têm feito, apontando a urgência no aperfeiçoamento dos mecanismos de diálogo social para a resolução das pendências.
“Os professores têm feito reivindicações muito justas em muitos casos e então é preciso aperfeiçoarmos os mecanismos do diálogo social para que possamos em cada momento responder às exigências e as reivindicações. Nem tudo é possível, o país tem os recursos que tem, mas aquelas reivindicações justas devem ser sinalizadas e deve se fazer absolutamente tudo para responder a essas mesmas reivindicações”, indicou.
Tendo em conta a realidade nacional do sistema educativo, as necessidades de equipamentos, instalações e melhoria das condições salariais, sublinhou o Presidente da República, é fundamental se apostar na eficiência e qualidade das despesas realizadas.
“O meu apelo neste Dia do Professor Cabo-verdiano é para que haja um diálogo produtivo e para que as reivindicações sejam devidamente canalizadas de modo a evitar as perturbações do sistema e construirmos os consensos que são necessários. Feliz dia do professor cabo-verdiano”, concluiu José Maria Neves.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar