Praia: Movimento SOS Cuba chama atenção para a realidade do país em exposição fotográfica “Cuba Hoje”

Inicio | Cultura
Praia: Movimento SOS Cuba chama atenção para a realidade do país em exposição fotográfica “Cuba Hoje”
16/07/25 - 02:53 pm

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O movimento SOS Cuba inaugura hoje, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia, uma exposição fotográfica intitulada “Cuba Hoje”, com o objectivo de mostrar a realidade actual que se vive naquele país do Caribe. 

Em entrevista à Inforpress, Janira Monteiro, membro do movimento SOS Cuba, explicou que a mostra se insere nas celebrações do 11 de Julho em Cuba. Nesta data, ocorreu uma manifestação inédita onde as pessoas saíram às ruas de forma espontânea e pacífica para lutar contra o que classificam como "repressão à livre expressão".

"As respostas do regime foram brutais, e temos a maioria de políticos presos que chegaram a participar da manifestação. A cada ano, o movimento SOS Cuba celebra o 11 de Julho como o Dia da Rebeldia Nacional", explicou.

Segundo Janira Monteiro, a exposição fotográfica foi concebida para aproximar os cabo-verdianos da realidade cubana, através de imagens que retratam as vivências precárias da população.

"Queremos denunciar a realidade de Cuba actual, a decadência, o terror que a população está a viver. Com idosos abandonados, a viver no meio do lixo, a mendigar nas ruas sem atenção médica e apoio social", afirmou Janira Monteiro.

A activista alegou que a mesma situação se verifica com crianças, que também estão a viver nas ruas e dependem do lixo para sobreviver.

A exposição fotográfica também aborda os problemas de habitação, mostrando casas em ruínas e a desabar, uma situação que Janira Monteiro considerou violenta.

As fotografias expostas denunciam ainda a escassez de água, energia e gás, bem como a precariedade do sistema de saúde, que, segundo a sua visão, está fragilizado, sem médicos e com hospitais a ruir, sem medicamentos.

A exposição "Cuba Hoje" tem início na tarde desta quarta-feira e estará patente no pátio da Câmara Municipal da Praia até 17 de Julho.

OS/CP

Inforpress/Fim  

Partilhar