Cidade da Praia, 06 Set (Inforpress) - A Fundação Garah, em parceria com a clínica "K Dentda", realizou hoje uma feira de saúde no bairro de Achada Limpo, na Praia, com o objectivo de levar serviços de saúde e dignidade à comunidade e promover a prevenção de doenças.
À Inforpress, o presidente da Fundação Garah, Ga Dalomba, nome artístico de Clovis Graziani da Lomba,
“Neste momento estamos na fase de construção do espaço, mas pensamos de tempos em tempos, fazer algo para a comunidade, daí a organização da feira de saúde”, avançou, frisando que esta é a segunda feira que se faz no bairro de Achada Limpo, num espaço de um mês foi atendido mais de 100 crianças.
Ga Dalomba destacou que a iniciativa pretende levar mais especialidades à comunidade, dando mais "dignidade" aos moradores que, por vezes, não têm condições de se deslocar a uma clínica.
A feira, que iniciou com uma enchente de crianças, foi considerada por Ga Dalomba “bom” por acreditar que as crianças estão na base do “desenvolvimento sustentável” e por serem quem se deve ensinar a cultura de procurar saúde para prevenir as doenças.
Ga Dalomba ressaltou a importância de educar as crianças sobre a cultura de prevenção, citando a sua própria experiência com as drogas para ilustrar como a prevenção desde cedo é crucial.
Referindo-se à fundação, este responsável afirmou que o seu objectivo é a promoção da paz social com enfoque na prevenção de álcool e outras drogas. Salientou que a instituição já está a executar a sua terceira fase, obras, acção que está sendo levada a cabo com outros parceiros.
Faz saber, por outro lado, que o projecto está seguindo passo-a-passo o que considerou “gratificante” pela forma como todos os apoiantes estão abarcando a ideia.
Anunciou ainda a construção de um campo de futebol com o financiamento da União Europeia e outros parceiros.
A dentista Gabriela Fernandes, que promoveu a feira em parceria com a fundação, informou que além de dentistas, o evento conta com a participação de psicólogos, nutricionistas, clínicos gerais e enfermeiros, com o foco na prevenção de doenças.
“O nosso público alvo é todas as pessoas, pois, o nosso foco é a prevenção trazendo a saúde para a comunidade. Na última feira, realizada no local, os maiores participantes foram as crianças”, disse Gabriela Fernandes, que prevê o mesmo cenário para o evento de hoje.
Esta feira de saúde surge no quadro do compromisso das duas instituições em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, sensibilizando para a importância da prevenção e da adopção de hábitos saudáveis.
A Fundação Garah, criada em 2016 pelo artista e activista social Gá Dalomba, tem vindo a assumir um papel crucial na prevenção e combate do consumo de álcool e drogas em Cabo Verde, com especial enfoque entre crianças, adolescentes e jovens.
A fundação acredita que a saúde é um direito fundamental e que o acesso à prevenção deve ser facilitado a todos, independentemente da condição social.
PC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar