Praia: Francisco Carvalho promete continuar a apoiar Tubarões Azuis com acções concretas

Inicio | Desporto
Praia: Francisco Carvalho promete continuar a apoiar Tubarões Azuis com acções concretas
21/10/25 - 02:50 pm

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, assegurou hoje que a autarquia vai continuar a apoiar a selecção nacional de futebol, não apenas simbolicamente, mas também com acções concretas para fortalecer a equipa.

Francisco Carvalho deu esta garantia no acto solene de atribuição pela autarquia do título de Cidadãos Honorários aos jogadores, à equipa técnica e à direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol pela qualificação inédita de Cabo Verde para a Copa do Mundo de 2026.

Para Carvalho, a qualificação é motivo de “grande alegria para todo o país e para a diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo”.

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, ressaltou a “importância” do reconhecimento feito pela Câmara Municipal da Praia, sustendo que este gesto representa “um acto que estimula os jogadores e a equipa técnica a continuar a trabalhar”.

Semedo também manifestou a expectativa de contar com o apoio da Câmara Municipal da Praia na preparação para o Mundial, marcado para o próximo ano.

O seleccionador nacional, Pedro Brito, Bubista, por sua vez, expressou a sua satisfação com a homenagem feita pela Câmara Municipal da Praia, agradecendo em nome da equipa técnica, dos jogadores e do staff.

Para ele, o reconhecimento é “especialmente significativo” porque é na capital que a equipa tem feito seus jogos e recebido o apoio do público.

Sublinhou que a qualificação para o Mundial “é uma conquista de todo o povo cabo-verdiano, tanto em Cabo Verde como na diáspora”, e valorizou o gesto da câmara em reconhecer o esforço do grupo como um todo.

Enfatizou a importância do apoio contínuo da autarquia, não apenas financeiro, mas também no cuidado social e moral, que tem sido “fundamental” para a preparação da equipa rumo à competição mais importante do futebol mundial.

A cerimónia marca o reconhecimento oficial da capital a um feito histórico que coloca Cabo Verde, pela primeira vez, entre as selecções classificadas para a Copa do Mundo.

CG/SR//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar