Praia: Festividades de Nhu Santu António com balanço positivo da festa na Achada Santo António - organização

Inicio | Cultura
Praia: Festividades de Nhu Santu António com balanço positivo da festa na Achada Santo António - organização
16/06/26 - 01:22 pm

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress) -  A presidente do Projecto Kapelona, Leonor Cabral, e o presidente da Associação da Tabanca de Achada Santo António, Ivanildo Mendes, fizeram hoje um balanço positivo das festividades de Nhu Santu António, celebradas de 04 a 13 de Junho. 

Em declarações à Inforpress, Leonor Cabral destacou que as festividades decorreram sem incidentes, considerando que a adesão e o entusiasmo demonstrados pela população compensaram todo o esforço desenvolvido pela organização.

Segundo a responsável, as actividades iniciaram-se a 04 de Junho com um programa religioso que incluiu palestras sobre os ensinamentos de Santo António, marcha junina, vigília, procissão, salva da tabanca e actuações de tamboreiros e do grupo de Santo António.

“Tudo isso transmitiu uma alegria muito grande. No dia 13 de Junho, que culminou com a missa do padroeiro havia muitas pessoas que era de se emocionar”, afirmou, sublinhando que a celebração continua a atrair devotos provenientes de várias localidades.

Leonor Cabral enalteceu ainda o comportamento da população e a colaboração entre os organizadores das actividades culturais e religiosas, considerando que o respeito mútuo foi determinante para o sucesso da festa.

A responsável adiantou que o Projecto Kapelona mantém uma agenda de actividades ao longo de todo o ano, com destaque para as comemorações do Dia da Independência Nacional, dia 05 de Julho, além das celebrações de Nossa Senhora do Socorro, da Festa dos Três Arcanjos, Outubro Rosa e das actividades natalícias.

Referiu igualmente que todas as quintas-feiras são promovidas palestras sobre cidadania e aprofundamento da fé católica, na Rua da Capela, contando com a participação de psicólogos, sociólogos, médicos e técnicos de diversas áreas, numa parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública.

Por sua vez, o presidente da Associação da Tabanca de Achada Santo António, Ivanildo Mendes, classificou o balanço da festa como “extremamente positivo”, destacando o civismo demonstrado pela população durante a semana de celebrações.

O responsável lamentou, contudo, a ausência de apoios financeiros institucionais para a realização das actividades, explicando que a organização foi assegurada essencialmente com recursos próprios dos responsáveis e o apoio dos juízes da festa.

“O mais importante é que a festa foi realizada. Com condições mínimas conseguimos organizar as actividades e o resultado foi um sucesso”, afirmou.

Além das limitações financeiras, Ivanildo Mendes apontou a escassez de recursos humanos como um dos principais desafios enfrentados pela associação.

Neste sentido, defendeu a necessidade de fortalecer a Tabanca enquanto marco cultural da comunidade, de forma a garantir maior autonomia na organização das actividades e reduzir a dependência de apoios externos.

As festividades incluíram palestras comunitárias, actuações de artistas, procissão e um almoço-convívio, entre outras catividades culturais, segundo Ivanildo Mendes.

A mesma fonte agradeceu “o contributo e o comportamento exemplar” da população de Achada Santo António, e apelou a um maior envolvimento dos moradores na preparação da festa do próximo ano.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar