Cidade da Praia 26 (Inforpress) – Cerca de 50 pessoas vulneráveis, entre idosos, moradores de rua, doentes mentais e toxicodependentes de Bela Vista e arredores vão beneficiar da "casa da sopa”, nesse bairro, a partir de Janeiro, apurou hoje a Inforpress.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela presidente da Fundação Donana, Ana Hopffer Almada, sobre os novos projectos futuros desta Fundação para 2025.
Para oferecer esta sopa a esses grupos vulneráveis, Ana Hopffer Almada, disse que a Fundação já conta com a colaboração de alguns restaurantes da capital que se comprometeram a oferecer refeições diárias a esses beneficiários.
A mesma avançou também que uma empresa de Iogurte, padaria e frutas prometeu oferecer iogurtes, pão e frutas para reforçar a alimentação desses beneficiários com a sopa, esperando contar com a colaboração de mais restaurantes e empresas.
Além de dar sopas a essas pessoas vulneráveis de diferentes bairros, a responsável desta fundação disse que vão oferecer, a essas pessoas, produtos de higiene e roupas como forma de dar uma resposta integrada para que saiam da situação de vulnerabilidade.
A intenção, conforme informou, é expandir mais rede de casas da sopa em diversos bairros da cidade da Praia, incluindo a zona de Ponta D'água, Águas Funda, Caiada e Achada Santo António porque, conforme explicou, apenas uma não é “suficiente” na Praia.
“Pretendemos criar uma “casa da sopa” em todos os bairros da Praia, pelo menos nos maiores bairros”, afirmou, avançando ainda que a ideia é implementar este projecto no interior de Santiago e em outras ilhas.
De recordar que esta Fundação já tem uma “casa de sopa” na zona de Pensamento que, há dois anos, serve todos os dias 60 refeições quentes aos idosos e pessoas vulneráveis.
A casa da sopa de Bela Vista, em parceria com Associação Local e a Câmara Municipal da Praia, vai ficar situada no Centro Comunitário dessa zona.
A Fundação Donana é uma associação de solidariedade e cidadania que actua em Cabo Verde, com projectos que visam apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.
De entre as funções desta fundação destacam-se a distribuição de cestas básicas a famílias e associações comunitárias, promoção da cidadania, paz e valores nas escolas e reciclagem de plástico.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar