Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) - O presidente da Associação Oficina Cultura e Cidadania, Manuel Pereira, mais conhecido por Manel di Candinho, anunciou hoje, a criação de um projecto para ajudar jovens da comunidade da Calabaceira através da música e do desporto.
Em declarações à Inforpress, o mentor do projecto, Manel di Candinho, explicou que este projecto surgiu da necessidade de combater a criminalidade na zona da Calabaceira e encaminhar os jovens e os adolescentes desta localidade no “bom caminho” através da prática da música e do desporto.
“Calabaceira é um bairro que não possui nada para ocupar o tempo livre dos jovens para além do campo de futebol e isso faz com que os jovens procurem outra forma para ocuparem o seu tempo que por vezes, não é a forma mais adequada”, declarou, sublinhando que a comunidade da Calabaceira possui vários talentos que precisam ser explorados.
Segundo o mesmo, a ideia do projecto surgiu no ano 2020, mas devido ao surgimento do Covid19 tiveram que dar pausa no planeamento do mesmo e só agora estão a retomar a ideia.
Reiterou que o foco do projecto é a comunidade de Calabaceira, mas que, entretanto, pretende também abranger outras zonas vizinhas como Pensamento, São Pedro e Safende.
Avançou que o projecto pretende abranger cerca de 100 jovens dessas localidades e que para além de realizar actividades musicais e desportivas pretende também oferecer a esses jovens um acompanhamento psicológico. No entanto, para conseguir acolher todos esses jovens, Manel di Candinho disse que é preciso ter um espaço em condições para materializar esse projecto.
“Já tivemos um encontro na minha casa com alguns jovens da Calabaceira mas, precisamos de um espaço maior para acolher todos esses jovens”, precisou.
Nesse sentido, declarou que está à procura de financiamento para esse projecto e que até o momento já tiveram um encontro com o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, que se mostrou disponível para apoiar esse projecto.
Por esse motivo, Manel di Candinho acredita que até o final deste ano terá um espaço para receber os jovens da comunidade da Calabaceira e arredores para um momento de partilha e de práticas de desporto e da música.
Manel di Candinho é um cantor, compositor e instrumentista cabo-verdiano nasceu na localidade de Chaminé, São Domingos, ilha de Santiago, tendo iniciado a sua carreira musical nos finais dos anos 70, escrevendo composições inspiradas na vida social e romântica da sua ilha.
Ao longo da sua carreira, Manel di Candinho já participou em diversos eventos culturais e musicais pelo mundo, acompanhando ou dirigindo colegas como Cesária Évora, Bana, Celina Pereira, Ildo Lobo, Djosinha, Titina, Jorge Sousa, Gardénia, entre muitos outros.
CT/PC//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar