Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) - O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, manifestou hoje empenho do seu País em estreitar todos os mecanismos de cooperação com Cabo Verde, com destaque para a criação de oportunidades para aproveitar as diversidades estratégicas da economia cabo-verdiana.
Luís Montenegro falava aos jornalistas à margem do encontro com o Presidente da República, referindo que a visita de dois a Cabo Verde tem como propósito fortalecer os laços de parceria e criar as condições de cooperação entre os órgãos da soberania.
“Foi um dia onde nós conseguimos percorrer vários temas que são importantes na relação de cooperação e colaboração entre Portugal e Cabo Verde, que sinalizam um espírito de parceria que queremos desenvolver e fortalecer nos próximos anos”, sintetizou, reforçado o empenho da República Portuguesa em estreitar os mecanismos de cooperação para desenvolver o sector empresarial português em Cabo Verde.
Em balanço da visita efectuada ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (Cermi), Parque Solar Acolhimento e ao Parque Tecnológico (Nosi), evidenciou a grande aposta de Cabo Verde nas energias renováveis e garantiu sair com uma “impressão positiva” da produção das energias não ofensivas aos valores ambientes, na inovação e investigação.
“O caminho que está a ser desenvolvido em Cabo Verde de aproveitamento de todas as capacidades digitais, transformação e modernização da administração pública, da interação entre os cidadãos e a administração, que são aliás duas áreas que o Governo português está fortemente empenhado e onde essa cooperação se pode desenvolver” , completou.
Esta é a primeira visita oficial do líder do Partido Social Democrata (PSD) fora da Europa que tomou posse como primeiro-ministro de Portugal em Abril deste ano, depois de vencer as eleições legislativas de 10 de março à frente da Aliança Democrática (AD).
No domingo, 21, desloca-se à Cidade de Ribeira Grande de Santiago, onde visitará o sítio histórico do município.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar