Lisboa, 04 Fev (Inforpress) – O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade para a África Ocidental no Parlamento alemão enfatizou o intercâmbio e diálogo com os estados da costa africana, ressaltando aspectos comuns, oportunidades de colaboração e desafios que podem ser melhor explorados.
À Inforpress, antes de iniciar hoje uma visita de três dias a Cabo Verde, o deputado Karamba Diaby que cancelou uma visita agendada ao arquipélago, em 2022, devido à agressão militar russa à Ucrânia, expressou seu compromisso em fortalecer as relações entre a Alemanha e Cabo Verde, especialmente a nível parlamentar.
“Como presidente do grupo parlamentar da África Ocidental no Bundestag é-me muito importante o intercâmbio e contacto directo com os estados da África Ocidental. Os aspectos comuns, as oportunidades de colaboração e os desafios actuais conseguem ser melhor explorados através do diálogo in loco. É-me igualmente importante fazer avançar as relações entre a Alemanha e Cabo Verde, e muito especialmente a nível parlamentar”, afirmou.
Quanto à execução de projectos de desenvolvimento alemães em Cabo Verde, o deputado mencionou que, devido ao progresso notável do país, este não é actualmente um alvo directo da cooperação bilateral, no entanto, ressaltou a importância da cooperação política, cultural e científica, citando projectos liderados pela União Europeia e organizações das Nações Unidas, como a expansão da electromobilidade e investimentos em energias renováveis.
O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade para a África Ocidental no (Bundestag) expressou entusiasmo por visitar o Ocean Science Center em Mindelo, destacando a importância da cooperação internacional em pesquisa e transferência de conhecimento.
O deputado, que é também membro da Comissão Parlamentar das Relações Externas e da Comissão Parlamentar para a Cooperação Económica e Desenvolvimento, lembrou as crises políticas actuais e globais, enfatizando a importância de construir “alianças fortes” para enfrentar os desafios como as alterações climáticas e os conflitos na região do Sahel.
Ao abordar as responsabilidades da Comissão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento no Parlamento Federal (Bundestag), o deputado destacou a agenda que inclui justiça social, coexistência pacífica em todo o mundo, particularmente nos países parceiros da cooperação alemã para o desenvolvimento e desenvolvimento sustentável.
“Tratamos sobretudo de questões de educação e emprego sustentável, protecção do clima e da biodiversidade, saúde global, direitos humanos, participação democrática, cooperação económica sustentável e questões centrais como a expansão das energias renováveis e a digitalização. O nosso mote é a Agenda 2030 e os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, enfatizou.
O deputado salientou que a cooperação alemã para o desenvolvimento é inclusiva, feminista e busca a descolonização, alinhando-se às expectativas dos parceiros locais, destacando também a importância do diálogo político, consultas governamentais e colaboração com a sociedade civil, empresas e ciência.
Sobre questões específicas abordadas pela comissão, Karamba Diaby mencionou a política feminista em projectos locais, o compromisso com a saúde global, incluindo o apoio ao desenvolvimento de vacinas em países africanos, e seu envolvimento na Sub-Comissão Parlamentar para a Saúde Global.
“Para combater as doenças, gostaria de mencionar o compromisso do BMZ [Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento] com a saúde global, que não é só abrangente desde a pandemia da covid-19. Por exemplo, a Alemanha está a apoiar com 550 milhões de euros o desenvolvimento da produção local de vacinas contra covid-19 em Gana, Ruanda, Senegal e África do Sul, mas no futuro, as instalações também vão produzir para combater outras doenças ameaçadoras localmente”, explicou.
Quanto ao desenvolvimento sustentável, o deputado esclareceu que a comissão, dependendo da afiliação nos grupos parlamentares do Bundestag, tem sobre estes temas pontos de vista e objetivos diferentes, mas que para os sociais-democratas, como ele, buscam promover um desenvolvimento urbano inclusivo e feminista, enfatizando a necessidade de uma transição socialmente justa na protecção do clima.
O deputado destacou igualmente o seu papel como presidente do Grupo Parlamentar de Amizade para a África Ocidental, que inclui estabelecer a agenda das reuniões, promover o diálogo com especialistas da região e fortalecer as relações parlamentares entre a Alemanha e os países africanos.
Em relação ao fortalecimento das administrações públicas e a promoção da boa governação nos países parceiros, destacou o apoio multilateral, incluindo projectos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Cabo Verde.
A visita do deputado a Cabo Verde que inicia hoje no Ocean Science Center (OSCM), no Mindelo, visa reforçar o compromisso da Alemanha com o diálogo, a cooperação internacional e o desenvolvimento sustentável na região da África Ocidental.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar