Portugal: Primeira-dama enaltece engajamento dos cabo-verdianos na mobilização de apoios para São Vicente (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Portugal: Primeira-dama enaltece engajamento dos cabo-verdianos na mobilização de apoios para São Vicente (c/áudio)
23/08/25 - 06:03 pm

Lisboa, 23 Ago (Inforpress) – A primeira-dama e presidente da Fundação Dretu, Débora Katisa Carvalho, enalteceu hoje o engajamento da comunidade cabo-verdiana em Portugal na mobilização de apoios para ajudar a população de São Vicente afectada pela tempestade de 11 de Agosto.

Débora Katisa Carvalho falava em declarações à Inforpress, em Lisboa, à margem do evento denominado “brunch solidário” de angariação fundos para a campanha solidária da sua fundação para apoiar famílias vulneráveis de São Vicente, que teve como palco o Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).

“(…) Há uma mobilização muito grande e não sei se as pessoas em Cabo Verde têm a real noção da mobilização que está sendo feita. Percebe-se que Cabo Verde granjeia de uma grande reputação internacional, toda a nossa história de angariação, de ajudas e da sua boa gestão. Então, é muito fácil bater a porta de qualquer pessoa e instituição [em Portugal] e receber uma resposta positiva”, sublinhou a primeira-dama.

Daí, que segundo ela, a participação de “uma grande quantidade de pessoas” na iniciativa, a última em Portugal, é prova do “espírito solidário” dos cabo-verdianos e de que as pessoas amigas de Cabo Verde, como portugueses, bissau-guinenses e angolanos estão com São Vicente.

“O que aconteceu com São Vicente pode acontecer com qualquer uma das outras ilhas do nosso arquipélago. Estamos unidos hoje por São Vicente, mas amanhã estaremos por qualquer outra ilha e qualquer outro cabo-verdiano que precise”, assegurou.

Na ocasião, a primeira-dama mostrou-se satisfeita pelo sucesso da campanha solidária ao longo de uma semana em Portugal, envolvendo a Fundação do Futebol, da Liga Portuguesa de Futebol, a Fundação Tricolor, a Estrela da Amadora, e a Fundação Benfica, Fundação do Sporting e a Associação Académica de Coimbra.

O Futebol Clube do Porto também já aderiu à iniciativa, que conta ainda com a participação de jogadores, empresas, hospitais, organizações não-governamentais (ONG) e individualidades.

O momento, que contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, serviu ainda para confraternização, foi marcado por um momento cultural protagonizado pelas artistas cabo-verdianas Lura, Nancy Vieira e Isa Pereira, que cantaram “um hino à São Vicente”.

Os participantes contribuíram com 35 euros para degustarem do “menu solidário”, elaborado pelo espaço gastronómico By Milocas, parceiro da iniciativa, que contemplou cuscuz, pastel de milho, linguiça de Cabo Verde, sumo bissape, sopa rolon de atum, café de Fogo e doce de papaia.

O valor pago, segundo a Fundação Dretu, vai reverter a favor das famílias mais afectadas pela recente tempestade que assolou a ilha de São Vicente, contribuindo para a reconstrução de vidas e esperança num futuro melhor.

As chuvas que caíram na segunda-feira, 11 de agosto, devido à passagem da tempestade tropical, provocaram nove mortos e duas pessoas desaparecidas.

A intempérie atingida avultou danos materiais, incluindo a captura de viaturas para o mar, penetrações de terra e o desabamento de casas, sobretudo de construção precária. Registaram-se também falhas nos sistemas eléctricos e de comunicações, além da morte de animais.

Face à catástrofe, o Governo declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau, afectados pela tempestade.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar