Portugal: Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre morte do cabo-verdiano Odair Moniz

Inicio | Cooperação
Portugal: Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre morte do cabo-verdiano Odair Moniz
04/12/24 - 04:41 pm

Lisboa, 04 Dez (Inforpress) – O Parlamento português aprovou hoje a audição da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre a morte do cabo-verdiano Odair Moniz, a actuação da Polícia de Segurança Interna (PS) e os tumultos posteriores ao incidente.

O requerimento apresentado pelo partido Livre, que tem como propósito ter esclarecimentos da ministra portuguesa sobre “a morte de Odair Moniz e a actuação da PSP”, apenas teve voto contra do Chega, tendo todos os outros partidos votado a favor na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Na mesma reunião, o Chega apresentou um requerimento para ouvir Margarida Blasco sobre os tumultos ocorridos na Grande Lisboa e sobre medidas para “prevenir a violência contra os polícias”, que também foi aprovado.

Odair Moniz, 43 anos, residente no bairro do Zambujal, no concelho de Amadora, foi baleado mortalmente por um agente da PSP no dia 21 de Outubro, no Bairro da Cova da Moura, no mesmo município e onde residem milhares de cabo-verdianos.

O sucedido desencadeou incidentes em várias comunidades da Área Metropolitana de Lisboa, com incêndios de automóveis, contentores de lixo e vários autocarros, sendo que um feriu gravemente o motorista, tendo as autoridades aberto inquéritos, cujas conclusões, até ao momento, ainda não são conhecidas.

Na sequência, também o Movimento Vida Justa convocou uma manifestação em Lisboa, “Sem justiça não há paz” que levou milhares à Avenida da Liberdade, em Lisboa, para reclamar justiça pela morte de Odair Moniz.

O Vida Justa, desde o início, contestou a versão da polícia, exigindo uma comissão independente para investigar o ocorrido, assim como o SOS Racismo que condenou a morte na Cova da Moura e criticou a PSP, afirmando que “Odair Moniz junta-se à longa lista de pessoas negras mortas às mãos da polícia de segurança pública”.

Na última semana de Novembro, o Presidente da República, José Maria Neves, esteve em Portugal e visitou os familiares do Odair Moniz, na mesma semana que o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, manifestou a sua gratidão pela postura das autoridades cabo-verdianas no contexto da morte do cabo-verdiano.

DR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar