Lisboa, 05 Dez (Inforpress) – A conferência “História de Cabo Verde - que historicidades?”, inserida no ciclo de conferências - debate balanço: 50 anos da Independência de Cabo Verde, acontece na sexta-feira, 06, em Lisboa, com a moderação de Ângela Coutinho.
De acordo com a organização, a conferência, que tem a curadoria científica e organização da historiadora e investigadora Ângela Coutinho, do professor universitário Crisanto Barros e do investigador Abel Djassi Amado, terá lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV).
Os oradores convidados vão ser o diplomata e historiador Daniel Pereira, a historiadora e docente Ivone Brito Monteiro e o teólogo e historiador Jairzinho Lopes Pereira, e será em formatos presencial e on-line a partir das 18:30 (17:30 em Cabo Verde).
O ciclo de conferências/debate para analisar avanços e desafios de Cabo Verde ao longo dos últimos 50 anos começou em Setembro, na cidade da Praia, abarcando um total são 12 conferências no país e na diáspora (Portugal e Estados Unidos da América), até Junho de 2025.
“Cinquentenário da Independência de Cabo Verde: Que Balanço?” foi o tema da conferência inaugural que teve como oradores António Correia e Silva e Carlos Gomes dos Anjos, que foi seguida de uma conferência que aconteceu na ilha do Sal com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Economia e Inclusão Social: Desafios e Perspectivas”, tendo como oradores João Estêvão, Paulino Dias e José Luís Mascarenhas.
Realizada, preferencialmente, todos os meses, em Outubro, aconteceu mais uma na cidade da Praia, intitulada “Educação, Transformação Social e Inovação Tecnológica em Cabo Verde”, sendo que a conferência de encerramento está agendada para o dia 28 de Junho de 2025, na capital do país, com o tema “Independência, Estado de Direito Democrático e Governação”.
As conferências têm caráter mensal, ocorrendo em novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e duas conferências em junho, tanto nas ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Fogo, como em Portugal e nos EUA.
DR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar