Portugal: “Fórum Poder Feminino” promovido por cabo-verdiana que quer empoderar as mulheres na diáspora

Inicio | Cooperação
Portugal: “Fórum Poder Feminino” promovido por cabo-verdiana que quer empoderar as mulheres na diáspora
01/03/25 - 06:48 pm

Lisboa, 01 Mar (Inforpress) - O empoderamento feminino e a valorização da mulher estão hoje em destaque no “Fórum Poder Feminino”, organizado pela cabo-verdiana Katy Duarte, que quer fortalecer as mulheres, promovendo a independência financeira e emocional.

O evento a decorrer na Associação Caboverdeana (ACV) de Lisboa surge no âmbito das celebrações do mês da mulher, segundo a mentora de mulheres negras 40+, palestrante motivacional e escritora Katy Duarte, em declarações à Inforpress.

"O convite [da ACV] foi para fazer um fórum focado nas mulheres e eu, que trabalho com mulheres, aceitei com muito prazer", afirmou, explicando que idealizou o "Fórum Poder Feminino", que tem como propósito trazer consciência sobre a importância do investimento pessoal das mulheres e fornecer ferramentas para o seu desenvolvimento.

Katy Duarte disse que o evento conta com palestras inspiradoras, dinâmicas interactivas, momentos de ‘networking’ e sorteios, numa programação que inclui três palestras focadas no empoderamento feminino.

 O tema “Empreendedorismo Feminino” será abordado pela empreendedora e mentora de desenvolvimento pessoal Leila Silva, que vai trazer dicas sobre como gerir a vida profissional e pessoal de forma equilibrada, o outro tema é sobre “Reprogramação Mental”, com ‘coach’ de desenvolvimento pessoal Vera Nereu, que vai abordar técnicas para orientar a mente para o sucesso pessoal e profissional.

O terceiro tema é sobre “Inteligência Emocional e Auto-valorização”, com Katy Duarte, que vai partilhar a sua experiência pessoal, incluindo desafios que enfrentou, numa relação abusiva, e reflectir sobre a importância da autoestima e da valorização da mulher.

Katy Duarte destacou que o evento é particularmente importante para a comunidade cabo-verdiana em Lisboa, uma vez que foi pensado com foco nas mulheres desta comunidade.

"Eu própria sou cabo-verdiana e conheço bem os desafios que as mulheres imigrantes enfrentam, tanto a nível pessoal quanto profissional. São mulheres que, muitas vezes, lidam com jornadas duplas de trabalho e necessitam de apoio emocional e ferramentas para se fortalecerem”, enfatizou.

Além disso, a mentora acredita que o empoderamento feminino não se limita apenas ao empreendedorismo, mas envolve também a busca por estabilidade emocional e mental.

“‘O Fórum Poder Feminino’ quer dar ferramentas para que as mulheres desenvolvam sua independência financeira e emocional, garantindo que possam construir vidas mais equilibradas e realizadas”, explicou.

Esta será a primeira edição do fórum, mas a organização já tem planos para futuras edições, conforme Katy Duarte que faz parte da nova equipa dirigente da Associação Caboverdeana de Lisboa, recentemente eleita, que tem como um dos seus objectivos promover a saúde mental da comunidade.

"Este evento está alinhado com essa missão. No futuro, pretendemos expandir a iniciativa para incluir também os homens, pois o desenvolvimento pessoal deve abranger toda a sociedade”, referiu.

O “Fórum Poder Feminino” pretende ser mais do que um evento pontual, realçou Katy Duarte, referindo que a intenção é criar uma rede de apoio entre mulheres, incentivando a partilha de experiências e o fortalecimento mútuo, por entender que quando as mulheres se unem, tornam-se mais fortes.

O evento que quer criar conexão entre mulheres, para que juntas possam superar desafios e construir um futuro melhor, arrancou na ACV às 15:00 locais e decorre até às 18:00.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar