Portugal e Cabo Verde reafirmam laços de cooperação com foco em projectos estratégicos e multilaterais

Inicio | Cooperação
Portugal e Cabo Verde reafirmam laços de cooperação com foco em projectos estratégicos e multilaterais
09/06/25 - 06:22 pm

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal destacou hoje, na Praia, a “grande cumplicidade” entre Portugal e Cabo Verde, sublinhando que a sua primeira deslocação oficial no cargo visa reforçar a parceria bilateral.

Ana Isabel Xavier, que falava à imprensa após a reunião de trabalho com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, destacou ainda que o objectivo da visita a Cabo Verde é avançar na implementação dos acordos assinados na cimeira de Janeiro.

“Portugal e Cabo Verde estão juntos e isso é de facto o que explica que a primeira visita que eu estou a fazer como secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação seja exactamente a Cabo Verde, para mostrar como a nossa relação é especial, como a nossa cooperação é de grande cumplicidade, é de grande abrangência (…)”, afirmou.

A governante portuguesa garantiu empenho na concretização plena dos compromissos bilaterais firmados, destacando a abrangência da cooperação em múltiplas áreas.

“Meu início de mandato vai olhar muito para a nossa candidatura ao Conselho de Segurança como membro não permanente para o biénio 2026-2027, por isso como devem imaginar há dois pontos que também aqui Portugal e Cabo Verde têm uma grande união”, indicou.

Ana Isabel Xavier apontou ainda dois pontos em que Portugal e Cabo Verde têm uma grande união: a agenda dos oceanos e a agenda da língua portuguesa e congratulou-se com o apoio de Cabo Verde, que encoraja Portugal a continuar a valorizar estas prioridades na sua política externa.

Por seu lado, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Cabo Verde, Miryan Vieira, enalteceu o papel estratégico de Portugal como “parceiro de primeira hora”, sobretudo nos momentos de maior desafio, como durante a pandemia da Covid-19.

“Portugal tem sido um parceiro excelente, que tem estado ao lado de Cabo Verde em diversas situações, e com quem temos desenvolvido uma cooperação sólida, inovadora e eficaz”, afirmou.

Miryan Vieira destacou a execução positiva do Plano Estratégico de Cooperação 2022-2026, com enfoque em cinco áreas prioritárias, bem como os mecanismos inovadores de financiamento, como o programa de conversão da dívida externa, direccionado para sectores como as energias renováveis.

A governante cabo-verdiana informou ainda que, na última semana, foi assinada uma adenda ao acordo de conversão da dívida, elevando o montante para 42,5 milhões de euros até 2030, no âmbito de um programa que ascende a 140 milhões de euros.

Ambas as secretárias de Estado referiram-se ainda à necessidade de reforçar mecanismos de acompanhamento da execução dos cerca de 30 acordos assinados no início do ano, e à importância do reforço da segurança marítima na sub-região, com capacitação institucional e técnica.

As duas responsáveis participaram num encontro no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala a 10 de Junho.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar