Lisboa, 08 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, enfatizou hoje os avanços alcançados pela comunidade cabo-verdiana no município, referindo-se às políticas de discriminação positiva e à criação de condições que promovem uma integração efectiva.
Em declarações à Inforpress durante a visita que o Presidente da República, José Maria Neves, efectuou ao bairro da Outurela, Oeiras, Morais salientou que a comunidade cabo-verdiana no município tem sentido maior valorização em comparação com outras regiões do país.
“Os cabo-verdianos em Oeiras sentem-se mais importantes porque são tratados de forma diferente. Não porque são diferentes dos outros cidadãos, mas porque reconhecemos que desigualdades exigem uma resposta diferenciada”, afirmou o autarca, destacando a implementação de uma política de discriminação positiva, especialmente no apoio às famílias mais carenciadas.
Uma das principais medidas é o programa de pagamento de propinas universitárias para todos os jovens que concluírem o 12.º ano de escolaridade, num município onde os cabo-verdianos representam uma das maiores comunidades imigradas.
“Em Oeiras, todos os estudantes que tenham condições de entrar na universidade têm as propinas totalmente asseguradas pela câmara”, destacou Morais, mencionando o crescimento significativo no número de bolsas universitárias, de 33 em 2017 para 1.300 actualmente, incluindo 48 destinadas a jovens de bairros sociais.
O presidente também enfatizou o impacto das salas de estudo comunitárias na melhoria do sucesso escolar, afirmando que “as crianças que antes tinham dificuldades académicas agora apresentam índices de sucesso significativos”, tendo elogiado as associações locais, organizações não governamentais e iniciativas culturais que contribuem para a inclusão social.
O autarca anunciou ainda que, com a recente alteração à lei dos solos, será lançado um amplo projecto de habitação pública, com 1.500 casas em construção até ao final de 2025, destinadas a famílias carenciadas e da classe média.
Oeiras também se destaca pelas infra-estruturas em bairros como o da Outurela e o dos Navegadores, que dispõem de equipamentos como pavilhões desportivos, piscinas, creches, ludotecas e espaços culturais.
Segundo Isaltino Morais, “a integração vai além dos equipamentos, ela também passa por valorizar os talentos locais e criar oportunidades iguais para todos”, concluindo que “as políticas de integração de Oeiras servem de exemplo para outros municípios e reiterou o compromisso de continuar a investir no bem-estar da comunidade cabo-verdiana e de outros grupos imigrantes”.
A visita do Presidente da República a Oeiras, incluiu a participação na missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Outurela, em hora da padroeira local, com a participação de dezenas de cabo-verdianos, que no final tiveram a oportunidade de falar com o Chefe de Estado e o presidente da Câmara Municipal, manifestando contentamento pela visita.
DR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar