Porto Novo vai ganhar unidade de dessalinização de água do mar no âmbito projecto hidro-agrícola de Gamboeza

Inicio | Ambiente
Porto Novo vai ganhar unidade de dessalinização de água do mar no âmbito projecto hidro-agrícola de Gamboeza
02/02/24 - 04:20 pm

Porto Novo, 02 Fev (Inforpress) - Porto Novo vai ganhar em 2024 uma unidade de dessalinização de água do mar financiada no quadro do projecto hidro-agrícola, que está em vias de arrancar em Gamboeza e Ponte Sul, no interior deste município.

A informação foi avançada à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente neste concelho, Joel Barros, que explicou que o projecto abrangerá uma área de 110 hectares de terrenos (equivalente a 110 campos de futebol), que será transformada em zona agrícola.

Este responsável confirmou as informações avançadas pelo edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, segundo as quais as condições estão criadas para o lançamento do projecto, que se enquadra no programa de mobilização de água de rega para a promoção de uma agricultura industrial.

O programa de mobilização de água de rega é financiado pela Hungria em 30 milhões de dólares.

Porto Novo foi selecionado pelo Governo como “município piloto” para receber este programa de mobilização de água, no âmbito do qual vai ser implementado o aludido projecto, o qual vai permitir a criação de “uma grande zona agrícola” para “a ocupação dos jovens e criar as oportunidades para as famílias”.

Porto Novo dispõe já de vários projecto hidro-agrícolas no interior do concelho e na zona urbana, que abarcam mais de 60 hectares de terrenos, beneficiando mais de 270 famílias.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar