Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – O parque natural do Tope de Coroa, no Planalto Norte, no município do Porto Novo, já está a receber as primeiras espécies de plantas endémicas no âmbito do projecto de conservação desta zona protegida.
O projecto de conservação do parque natural do Tope de Coroa, a maior zona protegida de Cabo Verde, com 84 quilómetros de extensão, está a ser implementado pela Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Terrimar, que prevê, nos próximos tempos, mais de um milhar de plantas endémicas nesse parque.
A Terrimar aproveitou a queda das primeiras chuvas no Planalto Norte para iniciar a plantação de espécies endémicas no parque natural de Tope Coroa no quadro do projecto de conservação que tem o apoio do Fundo de Pequenas Iniciativas (PPI) e de outros parceiros.
O parque natural do Tope de Coroa, criado em 2003, dispõe de 61 por cento (%) de espécies endémicas de plantas típicas em Cabo Verde, muitos dos quais na lista de espécies em vias de extinção, devido ao pastoreio livre.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar