Porto Novo, 08 Jul (Inforpress) – As reservas de água nos reservatórios no Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, estão a esgotar-se para a preocupação da população, alertou hoje o líder comunitário.
Maduino Lima, presidente da associação comunitária Luz Verde do Norte, disse à Inforpress que a reserva de água nos fontanários está mesmo esgotada, restando alguma disponibilidade apenas no reservatório comunitário, mas que pode esgotar-se dentro de poucos dias.
A água que chega aos chafarizes no Planalto Norte é bombeada através de sistemas fotovoltaicos a partir de uma nascente nas proximidades do vale de Martiene.
Nesta altura, os sistemas não têm funcionado, provavelmente devido às condições do tempo, ou seja, à falta de luz solar para alimentar as baterias, impedindo assim a bombagem de água para os fontanários, que estão sem reservas de água, explicou o responsável.
A Inforpress tentou conhecer a posição da câmara do Porto Novo sobre esta preocupação, mas, apesar dos esforços, não conseguiu chegar à fala com o vereador do pelouro do abastecimento de água.
Porém, o delegado municipal do Planalto Norte, Manuel Lima, confirmou que há já alguns dias que tem feito muito nevoeiro nessa zona, o que poderá estar a afectar a bombagem de água a partir da nascente nas proximidades de Martiene.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar