Porto Novo, 03 Jun (Inforpress) – As famílias em Pascoal Alves, no Planalto Norte, Porto Novo, começam a ficar preocupadas com o facto de os kits de produção de energia eléctrica instalados, em 2019, nas casas das pessoas estarem a apresentar falhas.
Abordados pela Inforpress, os moradores desse povoado encravado no interior do município do Porto Novo manifestaram a sua inquietação face aos problemas no funcionamento dos kits, explicando que as baterias começam a apresentar problemas, havendo mesmo um caso de explosão.
Conforme os residentes, muitos dos kits começam a funcionar com dificuldades, originando falhas no fornecimento de energia eléctrica, que deixam apreensivas as famílias que pedem à câmara municipal para fazer a avaliação da situação.
Pascoal Alves passou em Janeiro de 2019 a dispor de luz eléctrica 24 horas por dia, no âmbito do projecto “Energia para o desenvolvimento sustentável” da comunidade, financiado em cinco mil contos no âmbito do Programa de pequenas subvenções GEF-SGP, das Nações Unidas.
O projecto teve como propósito dotar cada uma das 15 famílias beneficiárias de um kit de produção de energia fotovoltaica solar.
Este projecto, promovido pela associação local Água no Deserto, foi concretizado graças a uma parceria entre esta associação, a Câmara Municipal do Porto Novo, a cooperação portuguesa e o Sistema das Nações Unidas.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar