Porto Novo, 27 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo informou hoje ter investido, em 2023, mais de três mil contos nas pescas, sector que está a gerar, neste momento, mais de 300 postos de trabalho directos.
Os dados foram publicados hoje pela autarquia, que se regozijou com o facto de as pescas estarem a “auxiliar” o município do Porto Novo com “mais de 300 empregos directos” razão pela qual “merece esforços financeiros significativos” da câmara municipal, que “ultrapassaram os 3.500 contos”, em 2023.
Para a autarquia, o sector das pescas representa “um pilar estratégico” para o desenvolvimento económico e social do município do Porto Novo, contribuindo para a segurança alimentar dos porto-novenses.
Além de apoios pontuais para pescadores, de acordo com a mesma fonte, os investimentos incidiram na reabilitação de embarcações, na distribuição de malas térmicas e arcas frigoríficas, tendo ainda disponibilizado à Associação de Pescadores do Porto Novo uma máquina compressora para o enchimento de garrafas para mergulho.
Para este ano de 2024, a câmara do Porto Novo pretende investir mais de quatro mil contos nas pescas, sendo uma das preocupações a modernização dos equipamentos de pesca.
Os operadores de pesca têm vindo a pedir a construção de casas de pescadores e de desembarcadouros de botes nas comunidades piscatórias.
Na sua recente visita a Santo Antão, o ministro do Mar, Abraão Vicente, foi confrontado com a reclamação de construção de um cais de pesca nesta ilha.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar