Porto Novo, 03 Set (Inforpress) – Operadores no município do Porto Novo insistiram hoje na necessidade de o Governo avançar com a construção de um cais de pesca para dar suporte a esta actividade pesqueira em toda a ilha de Santo Antão.
O armador de pesca Djeson Lopes, em nome dos operadores, disse que a falta de um cais de pesca tem sido uma das principais preocupações da classe, que precisa desta infra-estrutura para dar suporte à actividade pesqueira em toda a ilha de Santo Antão.
Os pescadores, lembrou este armador, têm estado insistentemente a pedir a construção de um cais de pesca no Porto Novo por ser "crucial para o desenvolvimento da pesca" neste município, onde existe um dos maiores bancos de pesca de Cabo Verde.
Também, a Associação dos Pescadores do Porto Novo tem persistido na necessidade de o Governo construir um cais de pesca neste concelho, considerando que a falta desta infra-estrutura representa “um dos maiores desafios” que se colocam a este sector em Santo Antão.
Na sua recente visita a Santo Antão, em finais de Julho, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a construção de dois desembarcadouros nas zonas piscatórias do Monte Trigo e Tarrafal, no interior do Porto Novo, em resposta a uma reivindicação dos pescadores locais.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar