Porto Novo, 09 Jul (Inforpress) – As obras do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, em Santo Antão, vão ser lançadas ainda no decurso deste ano de 2024.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, que assegurou aos agricultores que o projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas tem o financiamento assegurado no quadro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Os agricultores nesse vale agrícola têm estado a insistir na necessidade de o MAA avançar com os investimentos na Ribeira das Patas, propondo que se priorize a mobilização de água para se travar o “declínio da agricultura” nesse vale agrícola.
O delegado do MAA assegurou que as condições estão praticamente criadas para o lançamento das obras ainda neste ano., tranquilizando assim os lavradores.
O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas (ADIRP), Arlindo Delgado, defendeu a necessidade se adotar um plano de desenvolvimento estratégico para essa zona assente na agricultura, ou seja, nos investimentos nesta bacia hidrográfica, alertando para a necessidade de apostar na mobilização de água para redinamizar a actividade agrícola local.
O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, com duração de quatro anos, insere-se no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente).
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar