Porto Novo, 28 Mar (Inforpress) – O Ministério do Ambiente vai investir, a partir de Abril e durante seis meses, cerca de três mil contos em Santo Antão, no âmbito do programa de ordenamento e limpeza florestal, conforme contratos assinados com associações locais.
Os investimentos vão centrar-se no Planalto Leste, mais precisamente em Lagoa e Companhia, e na Ribeira das Patas, devendo incidir na limpeza de espaços florestais, na reflorestação e na recuperação de infra-estruturas ligadas à conservação de solos.
No Planalto Leste, segundo apurou a Inforpress junto deste ministério, as obras, que vão gerar mais de uma centena de pontos de trabalho, serão executadas pela associação Luz Viva de Lagoa e Nova Geração, na zona de Companhia.
Na Ribeira das Patas, no Porto Novo, conforme explicou o delegado do ministério no Porto Novo, Joel Barros, as intervenções nos espaços florestais vão estrar a cargo da Associação das Mulheres de Lagoa e vão gerar perto de 40 postos de trabalhos.
Os líderes destas associações, contactados pela Inforpress, realçaram o facto de estes projectos permitirem amenizar o problema do desemprego nessas comunidades, onde a grande maioria das famílias dependem do emprego público.
O presidente da Associação Luz Viva, Alberto Silva, confirmou que o contrato como o Ministério do Ambiente vai permitir atenuar o problema social reinante em Lagoa do Planalto Leste provocado pelo desemprego, que afecta a maioria da população.
Em Santo Antão, o programa de limpeza e ordenamento florestal tem permitido a limpeza das florestas, a produção de plantas e reflorestação, além de conservação de solos.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar