Porto Novo: MAA investiu já 28 mil contos no fornecimento de água aos criadores na parte baixa do município

Inicio | Ambiente
Porto Novo: MAA investiu já 28 mil contos no fornecimento de água aos criadores na parte baixa do município
03/05/24 - 04:28 pm

Porto Novo, 03 Mai (Inforpress) - O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) investiu já 28 mil contos na resolução do problema de água para a actividade pecuária na parte baixa do município do Porto Novo, informou hoje o delegado deste ministério.   

Depois do primeiro projecto na Ribeira de Tortolho, que beneficiou 30 criadores de gado num investimento de 12 mil contos, o MAA acaba de concluir um segundo projecto de abeberamento do gado, desta feita em Morro Tubarão, contemplando 25 criadores.

Este projecto, que teve financiamento, numa primeira fase, do programa de mitigação da seca, através da Agência Nacional de Águas, e, numa segunda etapa, do programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser), custou 16 mil contos.

Joel Barros explicou à Inforpress que este segundo projecto consistiu no reforço de um sistema fotovoltaico, na instalação de uma segunda bomba, na construção de um reservatório de 30 toneladas e na instalação de dois mil metros de rede de adução e distribuição.

Cinco curais estão ligados à rede e os restantes 20 criadores vão passar a ser abastecidos, duas vezes por semana, através de um auto-tanque da edilidade porto-novense, sendo que o transporte vai ser gratuito.

Este responsável disse à Inforpress que o MAA está a preparar mais um projecto na Ribeira de Tortolho que, ainda este ano, contemplará 18 criadores nessa zona, num investimento deste ministério a rondar os dois mil contos.

O delegado do MAA assegurou que está estabilizada a situação do abastecimento de água na zona baixa do município do Porto Novo, embora fique ainda por cobrir alguns criadores nas proximidades de Chã de Galinheira e na zona de Branquinho/Lajedinho.

Porto Novo dispõe de um dos maiores efectivos pecuários do País, estimando-se que existem neste concelho mais de 25 mil cabeças de gado concentrados sobretudo nas zonas altas (Norte e Sul) e baixa (Morro Tubarão, Ribeira Brava, Ribeira Tortolho, Aureliano).  

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar