Porto Novo, 03 Mai (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) continua a contar com o Instituto de Estradas com vista à recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no município do Porto Novo, inoperante há quase oito anos.
O delegado do MAA no município do Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que o processo está em andamento e que este ministério vai contar com a parceria do Instituto de Estradas na recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho.
O MAA, conjuntamente com a câmara do Porto Novo, sugeriu ao Instituto de Estradas a construção de um via de acesso à barragem para permitir o transporte da maquinaria e o consequente arranque das obras de recuperação dessa infra-estrutura hidráulica, danificada durante as cheias de 2016.
O processo está em curso e é provável que, assim que as obras da estrada para Chã de Branquinho terminem, a própria empresa que está a executar o projecto, já na fase de conclusão, possa avançar com a construção do acesso à barragem.
Os agricultores em Chã de Branquinho têm estado a insistir na recuperação da barragem subterrânea, com vista a aumentar a disponibilidade de água para agricultura nesse vale, um dos mais produtivos do município do Porto Novo.
Esta barragem foi inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira tem a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar