Porto Novo, 15 Out (Inforpress) – Os habitantes de Chã de Feijoal, no Planalto Norte, no município do Porto Novo, apontaram hoje a resolução dos problemas de energia eléctrica como o principal desafio dessa localidade.
O porta-voz dos habitantes, Maduino Lima, disse à Inforpress que essa zona clama "há muito tempo" pela resolução dos problemas de energia eléctrica, que tem condicionado o seu processo de desenvolvimento.
Explicou que já existem, em Chã de Feijoal, algumas unidades económicas a nível do turismo, produção de queijos e transformação de produtos, que exigem a disponibilidade de energia eléctrica durante 24 horas por dia.
Nesta altura, o gerador instalado em Chã de Feijoal pela edilidade porto-novense apenas consegue fornecer cinco horas de energia eléctrica por dia, explicou Maduino Lima.
O Governo já anunciou um pacote de investimentos no sector eléctrico para Santo Antão que, no caso do município do Porto Novo, vai abranger Chã de Feijoal e Monte Trigo.
No caso de Chã de Feijoal, prevê-se a instalação, no decorrer de 2025, de uma central fotovoltaica, conforme o pacote de investimentos que inclui ainda as zonas de Figueiras e Ribeira Alta.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar