Porto Novo, 08 Fev (Inforpress) – As três unidades de produção do grogue em Dominguinhas, no município do Porto Novo, em Santo Antão, produzem entre quatro e cinco mil litros por ano, assegurando emprego a vários chefes de famílias na localidade.
O porta-voz dos produtores do grogue em Dominguinhas, António Vaz, informou que as três unidades de produção estão a apostar numa produção de qualidade, mas têm enfrentado dificuldades na colocação do produto no mercado, devido à falta de uma estrada.
Este produtor de grogue exortou o Governo a priorizar o desencravamento desta zona agrícola, que pode, devido ao seu potencial agrícola e turístico, dar o seu contributo ao processo de desenvolvimento económico do município do Porto Novo.
“Em Dominguinhas, só queremos um trilho de estrada, já que podemos fazer o resto. O Governo deve olhar para esta zona”, notou este agricultor, realçando o potencial económico que a localidade dispõe.
Dominguinhas produz ainda vários produtos frescos, como a mandioca, banana, cenoura, mandioca e repolho, mas a produção, muitas vezes, se perde na própria localidade, devido a dificuldades dos agricultores em proceder ao escoamento.
O presidente da Associação Comunitária de Dominguinhas, Ilaurindo Baptista, disse que, sem estrada, este vale estará condenado ao despovoamento, apesar do seu “grande potencial económico” nos domínios da agricultura e do turismo.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar