Porto Novo, 28 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reafirmou sábado, 27, em Santo Antão, a decisão do Governo de instalar um complexo de pesca e de frio no Tarrafal de Monte Trigo, no interior do município do Porto Novo.
O chefe do Governo, que tinha em 2022 anunciado este mesmo projecto para esta zona piscatória, reiterou a aposta do Governo na instalação do complexo de pesca e de frio no Tarrafal e Monte Trigo com vista à industrialização do sector das pescas nessa localidade.
Ulisses Correia e Silva disse que se trata de um compromisso assumido pelo seu executivo para com os operadores de pesca do Tarrafal de Monte Trigo no sentido de potenciar o sector das pescas nessa comunidade, onde se situa a maior banca de pesca de Cabo Verde.
O ministro do Mar, que esteve também este sábado no Tarrafal de Monte Trigo para a entrega de 14 botes fibrados pelo seu ministério, disse que essa localidade já precisa de um centro logístico de congelamento e frio, dado o potencial existente no domínio das pescas.
Abraão Vicente estima que Tarrafal de Monte Trigo precisa de, “no mínimo” 50 toneladas de gelo por dia para atender às necessidades dos operadores.
De imediato, o Governo, em parceria com um privado, está empenhado em resolver o problema de gelo para essa zona, onde a actividade pesqueira tem estado condicionada, nos últimos anos, devido a problemas de conservação do pescado.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar