Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – O Governo anunciou hoje o lançamento do concurso de empreitada para a construção da estrada de acesso à Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão.
O edital publicado pela Estradas de Cabo Verde, a que a Inforpress teve acesso, diz que as empresas concorrentes têm, até ao dia 05 de Agosto próximo, para apresentar as propostas, devendo no dia 10 de Julho efectuar a visita obrigatória ao município do Porto Novo, mais exactamente à Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes.
A construção da estrada de acesso à Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, segundo a mesma fonte, tem o financiamento do Banco Mundial no âmbito do projecto “Improving Connectivity and Urban Infrastructure”.
O Governo já admitiu investir cerca de 200 mil contos na construção da estrada que, segundo a autarquia porto-novense, numa reacção ao anúncio do Governo, constitui “mais um grande passo no processo de desenvolvimento do concelho do Porto Novo, sendo "um sonho que se tornará realidade muito em breve para as duas comunidades”.
O lançamento do concurso acontece numa altura em que os habitantes da Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes estavam a se manifestar “apreensivos” com o que consideram “demora” no arranque da estrada de acesso.
O representante da comunidade da Ribeira Fria, Adilson Gomes, disse à Inforpress que os habitantes dessa zona agrícola e turística estavam a ficar “apreensivos” devido à “demora” no arranque da estrada de acesso, anunciado pelo Governo em 2023.
Da mesma forma, na Ribeira dos Bodes, a população local estava já a ficar “impaciente” face ao “atraso” na realização do projecto, segundo o porta-voz, Henrique da Luz.
Ambos os responsáveis consideram que a melhoria das estradas de acesso representa a “maior aspiração” dessas comunidades que, além do turismo, dispõem de “um grande potencial agrícola”.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar