Porto Novo: Falta de pasto no Planalto Norte reduz produção do queijo fresco e curado – criadores

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Falta de pasto no Planalto Norte reduz produção do queijo fresco e curado – criadores
02/08/24 - 02:21 pm

Porto Novo, 02 Ago (Inforpress) – A escassez de pasto nesta altura do ano está a contribuir para a redução da produção do queijo fresco e curado no Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão.

A informação foi avançada à Inforpress pelo representante dos criadores de gado, Maduino Lima, que explicou que a falta de pasto já está a ter impacto negativo na actividade pecuária no Planalto Norte, onde a produção de queijo tem estado a baixar ultimamente.

No Planalto Norte, uma das zonas mais afectadas pela seca, que tem fustigado Porto Novo, produz-se o queijo fresco e curado que tem sido o principal meio de subsistência das famílias.

Enquanto isso, o queijo do Planalto Norte é um dos produtos que a partir de hoje e durante três dias vão estar expostos na primeira edição da Feira na Cidade, que arranca hoje à noite na cidade do Porto Novo, numa iniciativa da agência NEventos.

As mulheres empreendedoras do Planalto Norte vão aproveitar a feira para promover os produtos transformados desse planalto, como o queijo, doces, licores, entre outros produtos.

A organização desta feira prevê a presença de 30 expositores neste certame, que visa promover o desenvolvimento económico local, valorizando a produção regional e fortalecendo a identidade cultural do município do Porto Novo.

A Feira na Cidade pretende oferecer uma diversidade de produtos frescos e transformados, artesanato, serviços e actividades culturais, informou ainda a organização.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar