Porto Novo: Falta de água e pragas inquietam agricultores na localidade de Jorge Luís

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Falta de água e pragas inquietam agricultores na localidade de Jorge Luís
25/08/24 - 09:59 am

Porto Novo, 25 Ago (Inforpress) – A escassez de água para agricultura e pragas estão a inquietar os agricultores no vale agrícola de Jorge Luís, no interior do município do Porto Novo, que clamam pelo projecto de ordenamento daquela bacia hidrográfica.

Quem o diz é o presidente da Associação dos Agricultores de Jorge Luís, Otelindo Santos, que informou que os agricultores estão à espera do “prometido projecto” de ordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís – Ribeira da Cruz.

Além da falta de água para agricultura, os lavradores em Jorge Luís debatem ainda com o problema de pragas, que está a condicionar a actividade agrícola nesse vale, avançou este responsável.

Explicou que os mil pés e a lagarta do cartucho do milho são as pragas que mais preocupam os agricultores em Jorge Luís.

Otelindo Santos realçou que apesar dos avanços registados nessa localidade em termos de instalação de rega gota a gota há ainda um grupo de lavradores de fracos recursos que não tem conseguido adquirir este sistema de irrigação, apelando ao Ministério da Agricultura e Ambiente a apoiar esse grupo.

A nível de mobilização da água para a agricultura, o líder dos agricultores pediu também a este ministério a recuperação do furo em Miguel Pires, que está inoperante há cerca de 20 anos.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que o ordenamento da bacia hidrográfica de Jorge Luís – Ribeira da Cruz está “na ordem do dia” do Governo, que está à procura de financiamento para a concretização do projecto, que vai priorizar investimentos na mobilização de água para a agricultura.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar