Porto Novo, 19 Jul (Inforpress) – A Associação dos Agricultores de Alto Mira, Porto Novo, Santo Antão, regozijou-se hoje com o lançamento pelo Governo do concurso para a realização dos estudos e elaboração do projecto de construção da estrada para Dominguinhas.
O líder da associação dos agricultores, Idarlino Fortes, disse à Inforpress que o facto de o Governo ter lançado o concurso para a realização dos estudos e elaboração do projecto é já “um bom sinal” e mostra que “alguma coisa está a ser feita” para o desencravamento de Dominguinhas.
A zona de Dominguinhas, um dos povoados de Alto Mira, dispõe de um grande potencial agrícola e turístico, mas devido ao encravamento está a perder a sua população, pondo em risco a actividade agrícola nesse vale.
“Estamos muito satisfeitos com o anúncio do Governo. Isso mostra que alguma coisa está a ser feita e esperamos que o próximo passo, que é a construção da estrada, seja dado”, notou o representante dos agricultores, recordando que há vários anos os lavradores esperam pela estrada.
Disse que, devido ao isolamento, muitos agricultores perdem a sua produção devido a dificuldades de escoamento, considerando que “muitos produzem para nada” já que não há estrada.
O presidente da Associação dos Amigos de Dominguinhas, Ilaurindo Baptista, mostrou-se satisfeito com a decisão do Governo, que, a seu ver, anima a população dessa comunidade isolada.
O Ministério das Infraestruturas, através da Estradas de Cabo Verde, lançou quinta-feira o concurso para a elaboração dos estudos e do projecto de execução da estrada de acesso a Dominguinhas.
O edil do Porto Novo disse ter a garantias do Governo de que a estrada para Dominguinhas poderá ser incluída no próximo pacote de investimentos financiado pelo Banco Mundial para o período 2025 – 2026.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar