Porto Novo/Dia Mundial da Água: MAA enaltece experiência deste concelho na produção de água para agricultura a custo baixo

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Dia Mundial da Água: MAA enaltece experiência deste concelho na produção de água para agricultura a custo baixo
21/03/24 - 04:27 pm

Porto Novo, 21 Mar (Inforpress) - Porto Novo tem sido “um exemplo” em matéria de produção de água para a agricultura com recurso às energias renováveis, facto que tem contribuído para a redução do custo à volta de 70 por cento (%).

Quem o diz é o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, que informou que todos os sistemas de produção de água para agricultura neste concelho são equipados com sistemas fotovoltaicos, permitindo a produção de água a “um custo muito reduzido”.

Porto Novo, segundo Joel Barros, representa “um exemplo” em Cabo Verde neste aspectos, enaltecendo o impacto desta política na vida dos agricultores que têm acesso à água a um custo baixo, ou seja, com redução na ordem dos 70%.

A par da massificação da rega gota a gota, cuja taxa de cobertura está “acima da média nacional” o equipamento de todos os furos com sistemas fotovoltaicos tem permitido uma maior dinamização da actividade agrícola neste município, que se tem destacado na produção de inhame, cenoura, batata comum e tomate.

O delegado do MAA no Porto Novo tem estado a defender a necessidade de o Governo prosseguir com a campanha de perfuração para aumentar a disponibilidade de água para a agricultura.

Este concelho, avançou, dispõe de “uma experiência muito interessante” na criação de perímetros agrícolas devido à uma grande extensão de terrenos públicos, a qual teve prosseguir com a mobilização de mais água.

O município do Porto Novo dispõe de mais de duas dezenas de sistemas de produção de água para agricultura (furos e nascentes) que permitem mobilizar, diariamente, perto de dois mil e quinhentos metros cúbicos de água para a actividade agrícola.

No âmbito do programa de prospecção de água subterrânea anunciado pelo Governo, o município do Porto Novo deverá ser contemplado com dez furos.

Ribeira das Patas, Alto Mira, Chã de Norte, Morro Cavalo são algumas das zonas agrícolas, cujas associações de agricultores têm estado a insistir na necessidade de execução de furos para aumentar a disponibilidade de água para a agricultura.

Os projectos de ordenamento de duas bacias hidrográficas (Ribeira das Patas e Jorge Luís/Ribeira da Cruz), cujo lançamento das obras está para breve, segundo o delegado do MAA, vão também incidir na mobilização de água.

Porto Novo está também em vias de receber um outro projecto, que se enquadra no programa de mobilização de água de rega financiado pela Hungria em 30 milhões de dólares, estando programada no âmbito deste mesmo programa a instalação de uma unidade de dessalinização da água do mar para a agricultura.  

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar