Porto Novo, 05 Fev (Inforpress) – Cerca de 500 famílias vivem, actualmente, da pesca no município do Porto Novo, em Santo Antão, conforme dados avançados hoje pelo edil porto-novense, no dia nacional dedicado aos pescadores.
A propósito desta efeméride, o presidente da câmara municipal, dirigindo-se aos pescadores, disse que o sector das pescas é “um dos mais dinâmicos e determinantes no processo de desenvolvimento” do município do Porto Novo, assegurando “empregos directos e indirectos e rendimentos a cerca 500 famílias”.
Considerando as pescas “um sector com grande potencial ainda por explorar” no concelho do Porto Novo, o autarca realçou ainda “a forma decisiva como as pescas têm contribuído para "a melhoria da dieta alimentar e para a economia local”.
Por seu lado, o presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras do Porto Novo, Atlermiro Neves, desafiou a classe a ser “mais ousada” e encarar as pescas como uma actividade empresarial “de modo a não ficar dependente de terceiros para materializar os seus projectos”.
Realçou ainda os investimentos que têm sido feitos no Porto Novo a nível das pescas, com destaque para a formação e criação de infra-estruturas básicas.
O Dia Nacional do Pescador foi assinalado no município do Porto Novo com uma semana dedicada à classe, durante a qual houve a entrega de botes recuperados, actividades desportivas e encontros para debate dos problemas que afectam este domínio.
A necessidade de se apostar na criação de infra-estruturas de apoio à actividade pesqueira, com destaque para um cais de pesca, constitui uma das preocupações dos pescadores, segundo a associação de classe.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar