Porto Novo, 20 Mar (Inforpress) – Os criadores de gado da zona Sul do Porto Novo, Santo Antão, pediram hoje às autoridades para investigar a origem do incêndio que destruiu, nas últimas horas, uma vasta zona agrícola de sequeiro e de pastagem, nessa localidade.
Cesaltino Barbosa, porta-voz dos criadores de gado, disse à Inforpress que há “fortes indícios de que o incêndio teve mão criminosa”, já que foi encontrado no sítio onde as chamas deflagraram um recipiente que cheirava a petróleo.
“Tudo indica que foi fogo posto. Por isso, já pedimos à polícia para investigar a origem deste incêndio que, desde ontem, já destruiu uma vasta zona agrícola de sequeiro e de pastagem”, avançou este criador de gado.
Cesaltino Barbosa disse não saber exactamente a extensão da zona atingida mais garantiu que se tratou de “um grande incêndio”, que acabou por destruir o pasto e afectou “muitos terrenos” agrícolas de sequeiro em Luís Spencer, na zona Sul do Porto Novo.
O Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo confirmou a ocorrência do incêndio nessa zona do interior do município do Porto Novo, que chegou também a ameaçar habitações.
As chamas lavraram durante esta terça-feira e, depois de terem sido combatidas pelos próprios moradores, voltaram a reacender na manhã de hoje, mas acabaram por ser controladas, também, pelos próprios residentes.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar