Porto Novo: Criadores da zona baixa do município voltam a enfrentar dificuldades no transporte de água para o gado

Inicio | Economia
Porto Novo: Criadores da zona baixa do município voltam a enfrentar dificuldades no transporte de água para o gado
25/02/24 - 03:14 pm

Porto Novo, 25 Fev (Inforpress) – Os criadores de gado na zona baixa do município do Porto Novo estão a deparar-se, neste momento, com o problema de transporte de água para os animais, disse hoje à Inforpress o representante da associação de classe. 

Romeu Rodrigues explicou que na origem do problema está uma avaria do camião autotanque da Câmara Municipal do Porto Novo, a qual tem estado a assegurar o transporte de água aos criadores no âmbito de um programa de abeberamento de gado.

O município do Porto Novo, a enfrentar vários anos de seca, tem estado a beneficiar de um programa de apoio ao abeberamento do gado, que consiste no transporte de água gratuitamente aos criadores de gado das zonas mais afectadas, financiado pelo Programa das Nações Unidos para Agricultura e Alimentação (FAO).

O programa é executado pela Câmara Municipal do Porto Novo, através do transporte gratuito de água para os animais, no âmbito de um contrato firmado com o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

Conforme apurou a Inforpress, 14 mil cabeças de animais, distribuídos por 400 criadores, beneficiaram já do programa de apoio ao abeberamento de gado no município do Porto Novo, que contemplou 70 criadores com depósitos de água.

O MAA está a concluir o projecto de abastecimento de água destinado aos criadores da Ribeira Brava e Morro de Tubarão, na parte baixa do município do Porto Novo, que vai beneficiar dezenas de criadores de gado.

Na Ribeira de Tortolho, também na zona baixa do concelho, foi concluído um projecto de fornecimento de água que abrange 30 criadores de gado.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar