Porto Novo, 28 Mai (Inforpress) – O Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo, em Santo Antão, prometeu hoje reforçar a vigilância do perímetro florestal do Planalto Leste durante a época mais quente do ano para prevenção de incêndios.
Esta decisão surgiu numa altura em que a reserva florestal do Planalto Leste foi alvo de mais um incêndio, o terceiro ocorrido este ano, uma situação que, de acordo com a corporação, está a preocupar os Serviços da Protecção Civil, em Santo Antão.
Além da vigilância à floresta, os bombeiros do Porto Novo prometem retomar a campanha de informação e sensibilização das populações no Planalto Leste, também com o propósito de prevenir os incêndios florestais neste perímetro.
O comandante do Corpo dos Bombeiros do Porto Novo, Balbino Gomes, disse que vai articular com a câmara local e outras instituições ligadas à Protecção Civil visando a retoma da campanha, numa altura em que se têm registado incêndios no Planalto Leste.
Este perímetro florestal foi alvo, na segunda-feira, 27, de um incêndio que consumiu mais de dez hectares da floresta.
Balbino Gomes disse à Inforpress que a protecção das zonas florestais, designadamente do perímetro do Planalto Leste, constitui uma aposta do Corpo dos Bombeiros do Porto Novo, que, no quadro do seu programa de actividades, pretende dar continuidade às acções de sensibilização das populações.
Criada há mais de 150 anos, a floresta do Planalto Leste, com 1.600 hectares de extensão, foi declarada reserva florestal em 1990.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar