Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte temem perder produção devido a problemas no sistema de bombagem do furo

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores em Chã de Norte temem perder produção devido a problemas no sistema de bombagem do furo
15/07/24 - 04:49 pm

Porto Novo, 15 Jul (Inforpress) – Os agricultores em Chã de Norte, no município do Porto Novo, mostraram hoje o receio de perder toda a sua produção devido a problemas no sistema de bombagem do furo que disponibiliza água para a agricultura.

Dinelson Lima, porta-voz dos agricultores, disse à Inforpress que os mais de 50 lavradores estão a correr riscos de perder as suas culturas uma vez que o furo está a reduzir a produção por causa de problemas no sistema de bombagem, os quais podem estar, a seu ver, relacionados com falta de manutenção dos equipamentos.

Trata-se de uma situação que se verifica há já três meses, informou este agricultor, explicando que o furo, com uma capacidade de produção de 180 metros cúbicos de água por dia, só consegue nesta altura produzir 130 metros cúbicos diários.

Com isso, os agricultores, avançou, só conseguem irrigar as suas plantas de dez em dez dias, período considerado longo, no seu entender. 

Dinelson Lima disse que os agricultores já alertaram, por várias vezes, aos serviços do Ministério da Agricultura sobre esta situação, aguardando-se pela deslocação dos técnicos para proceder à manutenção do sistema de bombagem do furo.  

Os agricultores em Chã de Norte têm estado a pedir a execução de um segundo furo nesse vale, já que o actual não está a atender às necessidades dos mais de meia centena de lavradores.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar