Porto Novo: Agricultores com “perdas avultadas” de produtos devido a “dificuldades de escoamento” – produtores  

Inicio | Economia
Porto Novo: Agricultores com “perdas avultadas” de produtos devido a “dificuldades de escoamento” – produtores   
15/09/24 - 09:17 am

Porto Novo, 15 Set (Inforpress) – Agricultores nas zonas isoladas do interior do vale de Alto Mira, Porto Novo, Santo Antão, continuam a registar “perdas avultadas” dos seus produtos devido a “dificuldades de escoamento”, revelaram à Inforpress os próprios produtores agrícolas.

Os agricultores avançaram que a falta de estrada de acesso ao interior do vale de Alto Mira, mais precisamente a Faial e Dominguinhas, está a comprometer a actividade agrícola nessas zonas, já que os lavradores não conseguem escoar os excedentes, que acabam por se perder localmente.

A Associação dos Agricultores em Alto Mira confirmou à Inforpress que os produtores em Faial e Dominguinhas têm estado a registar “grandes perdas” de produtos uma vez que não conseguem transportá-los para o mercado.

O líder desta associação, Idarlino Fortes, confirmou que tem havido muitas perdas de produtos nessas duas localidades, porque os agricultores não têm como transportar os excedentes.

O presidente da Associação de Desenvolvimento de Dominguinhas, Ilaurindo Baptista, explicou que alguns agricultores até conseguem transportar alguns produtos através de animais (burros e mulas), mas quando chegam ao mercado já não têm qualidade para serem consumidos.

Alguns agricultores nessas zonas declararam à Inforpress que têm estado a “produzir para nada”, uma vez que não conseguem escoar os seus produtores, os quais acabaram por se perder.

O Governo informou recentemente que pretende efectuar os estudos com vista à elaboração do projecto de construção da estrada de acesso a Dominguinhas, tendo já lançado concurso para a realização desses mesmos estudos.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar