Porto Novo, 06 Mar (Inforpress) – Os operadores turísticos em Alto Mira, no município do Porto Novo, em Santo Antão, alertaram hoje para o “mau estado” das trilhas nessa localidade, que tem resultado em alguns acidentes com os turistas.
A Inforpress soube junto dos operadores turísticos locais que, nos últimos meses, foram registados, pelo menos, dois acidentes graves (quedas) envolvendo turistas, nas trilhas em Alto Mira.
Este facto foi confirmado pelo operador Amadeu Ramos, que informou que foram acidentes graves derivados do mau estado dos percursos turísticos.
Este operador avançou que tem sido constantes as reclamações dos agentes turísticos nessa localidade que se sentem “muito prejudicados” com essa situação, já que os turistas têm-se recusado a fazer trekking (caminhadas) em Alto Mira com receio de sofrer acidentes.
Operadores turísticos de outras localidades têm estado a alertar para situação de várias trilhas, que podem desaparecer devido à falta de manutenção.
Enquanto isso, 43 caminhos em Santo Antão, cobrindo uma extensão total de 314,3 quilómetros, já estão a ser divulgados em seis plataformas digitais e comunidades virtuais especializadas: o Wikilok, OutoorActive, Alltrails, Komoot, Visorando e Trace de Trail, com o perfil "Percursos Santo Antão Cabo Verde".
As trilhas foram alvo de sinalização no âmbito do projecto de levantamento cartográfico, sinalização física da rede de percursos pedestres desta ilha.
A divulgação dos percursos pedestres nas plataformas digitais e comunidades virtuais especializadas insere-se numa estratégia de diversificação do produto turístico em Santo Antão.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar