Porto Novo, 25 Abr (Inforpress) – O município do Porto Novo está em vias de receber o segundo pacote de reabilitação de trilhas, informou hoje o Instituto do Turismo de Cabo Verde, que anunciou a construção de três miradouros neste concelho.
Técnicos da edilidade porto-novense, da organização não-governamental Terrimar e empreiteiros realizaram, nesta quinta-feira, uma visita às zonas de implementação dos projectos, que se inserem no âmbito do projecto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde, financiado pelo Banco Mundial.
Campo de Campo - Ribeira Fria, Jorge Luís - Pau Bonito - Faial - Alto Mira, Pico da Cruz - Mesa - Porto Novo, Tarrafal - Monte Trigo - Chã Feijoal - Cinta de Círio – Círio são as trilhas que vão ser, dentro de pouco tempo, reabilitadas.
O projecto, informou ainda o Instituto do Turismo de Cabo Verde, contempla a construção dos miradouros de Chã de Branquinho, de Mé d'Água (Tarrafal de Monte Trigo) e Selada de Ribeira das Patas.
Porto Novo tem uma extensa rede de caminhos pedestres, sendo um dos “grandes desafios” do Governo a criação de condições para a reabilitação desses percursos, avançou a mesma fonte.
Este município já tinha, em 2024, beneficiado de um primeiro pacote que permitiu a reabilitação de quatro trilhas para impulsionar o turismo rural.
As trilhas em Santo Antão foram recentemente alvo de sinalização no quadro de um projecto que abarcou uma rede de percursos pedestres, cobrindo uma extensão de mais de 314 quilómetros distribuídos pelos três municípios.
Os percursos turísticos já estão a ser divulgados em seis plataformas digitais e comunidades virtuais especializadas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar